Saturday, June 6, 2009

para os portugas (for the portuguese)

http://www.peticao.com.pt/golfe-no-jamor





Ver Signatários | Assinar Petição

Destinatário: Secretário de Estado da Juventude e Desportos

Campo de Golfe no Estádio Nacional

O Instituto de Desporto de Portugal (IDP), em parceria com o Instituto de Turismo de Portugal e a Federação Portuguesa de Golfe preparam-se para implantar um campo de golfe de 18 buracos nos terrenos do Estádio Nacional, que hoje são de acesso livre. O campo de golfe vai ocupar uma área de 22 hectares e o custo de construção previsto é de 6 milhões de euros!

As poucas informações existentes indicam que a população em geral deixará de ter acesso a esses terrenos (mais de metade da zona de vale). Incluem a actual pista de corta-mato (que vai desaparecer) e ficarão vedados a toda a volta. Está ainda prevista a construção dum depósito de água em plena mata do Estádio Nacional, com o consequente corte de árvores que, aliás, já começou e está à vista de toda a gente.

A implantação dum campo de golfe nos terrenos do Estádio Nacional tem ainda graves impactos ambientais em termos de consumo de água, destruição do coberto vegetal natural, perturbação da fauna local e construção em leito de cheia, mesmo assumindo que a dispersão de herbicidas e pesticidas no ambiente ficaria salvaguardada.

Não é verdade que não existam campos de golfe públicos em Portugal, existem cerca de 70 onde qualquer pessoa pode jogar. Não existem é muitos campos de golfe pagos com o dinheiro do Estado (dos nossos impostos), nem parece que façam falta, quando se sabe que existem cerca de 20 campos de golfe, só na região de Lisboa, e que nada impediria a celebração de protocolos entre o Estado e alguns desses campos para promover o ensino de golfe.

Por tudo isso, a população e os utilizadores do Estádio Nacional estão frontalmente contra o projecto de implantação de um campo de golfe nos terrenos do Complexo do Estádio Nacional e pedem que este projecto seja cancelado e que as obras em curso parem imediatamente.

http://amigosestadionacional.blogspot.com

Os Peticionários

Ver Signatários | Assinar Petição

http://amigosestadionacional.blogspot.com/

1 comment:

Pipa Santos said...

Pois, não me admirava nada que isso fosse para a frente. Já no Estádio Universitário fizeram a mesma coisa, agora ficámos com metade da pista em terra batida para correr...

beijo

Fi